12/11/2020 - Hospital Amaral Carvalho reforça orientações no combate à Covid-19

   O Hospital Amaral Carvalho (HAC) tem implantado práticas constantes de segurança para que pacientes, seus familiares e funcionários permaneçam protegidos do coronavírus. Por isso, o Núcleo de Educação Continuada instituição está desenvolvendo o projeto “Vivendo em fase de pandemia”, com reforço das orientações sobre como evitar a Covid-19.
   A iniciativa surgiu de uma parceria com o Espaço Cultural Amaral Carvalho (ECAC), com atividades no Centro de Apoio ao Paciente (CAP) e se estendeu às recepções dos ambulatórios. Diariamente, profissionais de enfermagem ressaltam a importância de hábitos como o uso de máscara, a frequente lavagem das mãos e o distanciamento social. “Ainda não temos vacina e, de acordo com órgãos mundiais de saúde, a prevenção ainda é a melhor solução no momento. Então, falamos todos os dias sobre as formas de evitar a transmissão do vírus e esclarecemos as dúvidas dos pacientes”, explica a enfermeira Carolina de Matos Silva.
   O objetivo é conscientizar os pacientes e informá-los sobre os protocolos de segurança da instituição. Uma das participantes foi Sonia dos Santos (36), que veio de Borá – a pouco mais de 250 km de Jaú, para o tratamento oncológico. Na pandemia, sua preocupação é com a saúde fragilizada por conta da doença. “Mas aqui me sinto tranquila, pois vejo as equipes tomando todos os cuidados. Gostei muito da ideia de lembrar a todos sobre a higienização das mãos e uso de máscara, pois acho que essa situação não vai passar tão cedo, mas quando passar, teremos a tranquilidade de ter feito tudo certinho”, disse.

Autor: Ariane Urbanetto