7/3/2016 - Enfermeiro do Amaral Carvalho apresenta pôster em congresso internacional

   A Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) irá realizar de 8 a 10 de março o I Congresso Internacional, com o tema “Segurança do Paciente: Avanços e Desafios para a Enfermagem” no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
   O enfermeiro chefe da Unidade Toracoabdominal do Hospital Amaral Carvalho, Alessandro Gabriel Macedo Veiga, irá participar do evento com exposição de pôster do trabalho “Segurança do paciente na perspectiva da formação do técnico de enfermagem: relato de experiência de uma escola técnica do ensino médio”, na quarta-feira (9). O estudo mostra a importância da atenção ao paciente durante a formação. “A segurança é abordada nas aulas, mas o aluno tem dificuldade de associar a teoria com a prática. Queremos rever esse conceito, para que desenvolvam um olhar mais sensível às necessidades específicas do paciente”, explica o autor.
   Com foco na inserção profissional ao mercado de trabalho, Alessandro ressalta que o tema deve ser mais explorado “para que os alunos estejam aptos aos procedimentos quando em campo de estágio, como no Amaral Carvalho, que tem alta contratação nessa área”.
   Para o trabalho, contribuíram com conhecimento e experiência no assunto, a enfermeira da gerência de desenvolvimento do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) Ana Maria Pianucci, a enfermeira responsável técnica do Senac de Campinas (SP) Ana Paula Speck e a professora jauense Ana Letícia Sgaviolli. “Com base nesse material, esperamos evoluir, para que a qualidade e a humanização façam parte da formação do aluno e o paciente esteja sempre em primeiro lugar”.

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing