29/6/2016 - Profissionais falam sobre prevenção do Câncer Ginecológico

    Ontem (28), o tema da apresentação Gente que Faz — encontro mensal de integração das equipes do Hospital Amaral Carvalho — foi o câncer ginecológico. Mais de 30 funcionários assistiram a aula ministrada pela enfermeira Ana Marta Prado Auler e a oncoginecologista Lenira Maria Queiroz Mauad.
   As profissionais falaram sobre os tipos de câncer ginecológico, sintomas e tratamentos, além de ressaltarem dados do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico, que tem mais de 20 anos de atuação na cidade e é referência para a região.
   Ana Marta explicou os serviços prestados pelo Programa que, em 2015, efetuou aproximadamente 11 mil consultas. Na ocasião, ela solicitou apoio dos participantes à divulgação das atividades. “Temos atendimento aberto ao público, gratuito e sem a necessidade de agendamento. Além da realização do exame de Papanicolaou, acompanhamos as pacientes e tratamos lesões precursoras”.
   Lenira ressaltou os sintomas mais comuns do câncer de ovário, de vulva, de endométrio e de colo do útero, um dos mais frequentes na população brasileira feminina. “Em Jaú, a realidade é diferente. Temos resultados comparados aos de países desenvolvidos, onde a mortalidade por esse tipo de câncer é de duas mulheres para cada 100 mil. Graças à cobertura do Programa na cidade, a maioria da população é rastreada e as lesões são tratadas precocemente, antes mesmo de se tornarem problemas mais graves”.
   A médica esclareceu as dúvidas dos participantes e afirmou que é importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais que podem levar à detecção precoce da doença ou de lesões precursoras. “Orientem amigos, familiares, os próprios pacientes e seus acompanhantes a se informarem sobre a doença e realizarem a prevenção”, completou.

Clique e saiba mais sobre a doença e o programa de prevenção: http://migre.me/ue3Xy.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Enfermeira Ana Marta

    Enfermeira Ana Marta

  • Dra. Lenira

    Dra. Lenira

Autor: Ariane Urbanetto