16/10/2020 - HAC reforça prevenção contra a Covid-19 no Centro de Apoio ao Paciente

   As medidas de prevenção da Covid-19 continuam vigentes no Hospital Amaral Carvalho (HAC) para garantir a segurança de pacientes e funcionários. Uma das iniciativas de reforço das orientações é o projeto “Vivendo em fase de pandemia”, que ocorre diariamente no Centro de Apoio ao Paciente (CAP).
   No local, circulam centenas de pessoas que aguardam por consultas ou procedimentos, além de motoristas de ambulâncias. Pensando nesse fluxo, desde agosto a equipe do Espaço Cultural Amaral Carvalho em parceria com o Núcleo de Educação Continuada da instituição realiza a atividade que destaca a precaução contra o Coronavírus e promove ações como a correta higienização das mãos.
   De acordo com o enfermeiro Alessandro Gabriel Macedo Veiga, os participantes interagem bastante e esclarecem dúvidas. “Falamos sobre imunidade dos pacientes; sintomas da Covid-19; o risco de contaminação; vacina e estatísticas da doença no Brasil. Também explicamos as regras do CAP, como não tirar as cadeiras das marcações para manter o correto distanciamento, a necessidade da frequente lavagem das mãos e o uso de máscara o tempo todo”, relata o profissional.
   A cozinheira Nivani Nunes Paiva, de 46 anos, participou de uma palestra promovida pelo projeto enquanto aguardava o transporte para voltar para sua cidade, São Miguel Arcanjo/SP, após o tratamento no HAC. “O enfermeiro explicou de uma maneira muito clara e didática, mostrou na prática como devemos higienizar as mãos. Falou da importância de deixar a casa aberta, bem arejada... é bom sempre reforçar essas orientações”, afirma.
   A coordenadora pelo Ecac, Rachel Cesarino de Moraes Navarro, afirma que o projeto é um importante complemento das ações preventivas desenvolvidas no CAP. "Está sendo muito produtiva a parceria. Tem nos ajudado a conscientizar nosso público sobre as medidas com foco na saúde e proteção contra a Covid-19 e outras doenças. 

Autor: Ariane Urbanetto