26/11/2020 - Farmacêuticos participam de congresso online

   De 16 a 21 de novembro, membros da equipe da Farmácia de Quimioterápicos do Hospital Amaral Carvalho (HAC) participaram do décimo Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia, da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo). Com o tema “Oportunidades e desafios do farmacêutico em oncologia: da segurança do paciente à medicina de precisão”, o evento considerado um dos maiores da área na América Latina, nesta edição foi online.
   Uma das representantes do HAC foi a farmacêutica Rafaela Pignatti de Freitas, autora principal de trabalho exposto durante o congresso, desenvolvido em parceria com outros profissionais da instituição. “Apresentamos os informativos educativos sobre medicamentos administrados via oral, que desenvolvemos para orientar os pacientes, que tinham muitas dúvidas”, disse.
   Quimioterápicos, hormonioterapias e dois folders mais específicos sobre Vinorelbina e Capecitabina são distribuídos aos pacientes desde fevereiro deste ano. “Uma das funções principais do farmacêutico é a educação ao paciente. Esse material tem informações importantes e essenciais para o cumprimento da terapêutica proposta, de forma segura e eficaz”, comenta.
   De acordo com Rafaela, o objetivo da iniciativa foi sanar as dúvidas dos pacientes e seus familiares para evitar erros de medicação e favorecer a compreensão sobre seu papel no tratamento. 
   A profissional destaca que a participação no evento deu visibilidade para a instituição. “É um reforço do nosso compromisso em oferecer tratamento seguro, humanizado e atento às necessidades dos pacientes. Ainda mais, trata-se de um reconhecimento dos nossos esforços na busca da melhoria contínua dos nossos processos”, finaliza. 

O material está disponível na plataforma digital do evento: https://sobrafo.icongressolive.itarget.com.br.


A autora principal do trabalho, Rafaela de Freitas e a farmacêutica orientadora e responsável pelo serviço no HAC, Derli Lima

Autor: Ariane Urbanetto