26/11/2020 - Data ressalta prevenção e diagnóstico precoce do câncer

   São várias as datas do calendário mundial que reforçam a importância da prevenção e detecção precoce do câncer. Iniciativas como o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27/nov) alertam para os hábitos que ajudam a evitar a doença e mostram que, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
   O oncologista clínico do Hospital Amaral Carvalho (HAC) Carlos Augusto Mendonça Beato comenta que esse tipo de ação é imprescindível para reduzir o impacto do câncer no mundo. “Somente com a conscientização das pessoas sobre prevenção e atenção aos sinais que podem levar à detecção da doença em fase inicial é que conseguiremos reduzir o número de casos novos e morte pela doença”.

Serviço especializado
   O atendimento em serviço especializado é um grande aliado para garantir melhores índices de cura e sobrevida após o câncer. De acordo com o médico, o HAC é um dos centros de excelência em oncologia, que oferece tratamento a mais de 74 mil brasileiros anualmente, e realiza mais de um milhão de procedimentos, como quimioterapia, radioterapia e cirurgias. “Temos um time com profissionais altamente qualificados que priorizam a segurança e humanização no cuidado aos pacientes. Isso faz toda a diferença”, afirma Beato.
   E é exatamente o sinônimo de segurança do HAC que dá para a paciente Roseli Ribeiro Magna (58) a tranquilidade e força para encarar a doença. Ela foi diagnosticada com câncer de ovário e iniciou o tratamento há oito meses. Nesta semana, veio ao hospital para mais uma sessão de quimioterapia e disse que está indo muito bem. “Aqui me sinto realmente segura”. 
    Serena, Roseli contou que gosta muito de cuidar das coisas de casa e de cozinhar, atividades que pretende retomar em breve, assim que concluir o tratamento. “Graças a Deus e ao HAC, logo vou retornar à minha rotina”, relata esperançosa.

Prevenção
   Beato lembra que é necessário estar atento à saúde e buscar atendimento especializado sempre que notar alguma alteração. “Mulheres devem estar em dia com exames, como mamografia e Papanicolaou. Os homens devem realizar periodicamente o teste de PSA e toque retal, após os 50 anos. Todos devem manter hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada, prática de exercícios e evitar o consumo de álcool e cigarro”, exemplifica.
   Além do tratamento, o HAC promove a saúde e bem-estar por meio de programas de prevenção com orientações gratuitas à comunidade sobre sintomas que podem levar à detecção do câncer de boca, próstata, mama, ginecológico e melanoma (tipo mais agressivo de câncer de pele).

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Seis dicas para prevenir o câncer

    Seis dicas para prevenir o câncer

  • 27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer

    27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer

Autor: Ariane Urbanetto