13/01/2021 - Perguntas e respostas: tire dúvidas sobre a Covid-19

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) está empenhado na prevenção do Coronavírus e adotou, desde o início da pandemia, medidas para segurança de todos os usuários do hospital. As mudanças possibilitam que o HAC continue prestando atendimento de qualidade para pacientes de todo o Brasil.
No entanto, também é um dos objetivos do HAC fornecer informações sobre a Covid-19 e maneiras para que os usuários possam se proteger do novo vírus. Por isso, confira algumas orientações sobre o assunto com referências do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Infectologia e Gerência de Riscos do HAC.

Estou com alguns sintomas comuns à Covid-19. O que devo fazer?
Caso apresente sintomas como tosse, febre, dor de garganta, coriza e falta de ar, evite o contato físico com outras pessoas, principalmente doentes crônicos e idosos. Use máscara e busque por atendimento médico.

Comecei a ter sintomas hoje. Posso fazer o exame PCR ou preciso aguardar alguns dias?
O ideal é aguardar até o terceiro dia após o aparecimento dos primeiros sintomas para realizar o teste. O exame feito antes desse período pode resultar em falso negativo. É necessário fazer isolamento antes mesmo da testagem.

Estou com sintomas da Covid-19, mas não moro sozinho. O que devo fazer?
Permaneça em isolamento dos outros moradores da casa. Quando for necessário o contato, use máscara e mantenha uma distância de dois metros, no mínimo. Lave as mãos com água e sabão sempre após usar o banheiro. Recomenda-se ainda não compartilhar itens como sofás, cadeiras, toalhas, talheres e copos. Deixe a casa aberta para circulação de ar. Os móveis e cômodos precisam ser desinfectados frequentemente com álcool 70%.

Estive com uma pessoa que testou positivo para Covid-19. Como devo proceder?
Caso tenha tido contato próximo com alguém infectado, sem uso de máscara de proteção, é necessário iniciar o isolamento social por 14 dias. É importante ficar em casa e limitar o contato com outras pessoas, mesmo que não fique doente. Se notar algum sintoma como febre, coriza, tosse, dor de garganta, mal-estar ou dificuldade para respirar, procure um médico. O teste PCR só deve ser realizado após o início dos sintomas.

Não tenho nenhum sintoma. Posso infectar outras pessoas?
Sim. Se estiver infectado, mesmo sem apresentar sintomas. Por isso, a importância de manter o isolamento após o contato próximo com alguém com Covid-19.

Qual a diferença entre os testes PCR e Sorológico?
O exame PCR é feito analisando amostras coletadas do nariz e garganta do paciente e indica se ele está com Covid-19 no momento. Já o teste sorológico IGG (exame de sangue) detecta se o paciente teve contato com o vírus há algum tempo e produziu anticorpos para a doença.

Eu já tive Covid-19. Posso pegar novamente?
Embora quem tenha contraído o vírus produza anticorpos para a Covid-19, ainda não é possível afirmar se quem já ficou doente está protegido de uma nova infecção. A recomendação é que, mesmo que já tenha tido a Covid-19, mantenha as medidas de proteção como uso de máscara, lavagem frequente das mãos e isolamento social.