6/4/2021 - Semeando Vidas: pacientes celebram final das sessões de quimioterapia no HAC

   Mais pacientes participaram do projeto Semeando Vidas no Hospital Amaral Carvalho (HAC), nesta semana. Três mulheres que encerraram as sessões de quimioterapia plantaram árvores para celebrar a conclusão dessa importante etapa do tratamento. A ação é realizada desde o início de março no hospital em parceria com a Flora Paraíso e a Cartonagem Jauense. 
   São várias histórias de superação por trás de cada muda plantada. A jovem Valéria Cristina Pinheiro (35), de Bariri, em tratamento de câncer de mama, relata que mora longe da família, que é de Irapuã. “Sempre recebi o carinho deles, mas vinha sozinha para todas as quimioterapias, então, me considero uma guerreira. Por isso, esse é um dia de vitória para mim”.
   A Silvia Helena Pires Bergue (59), de Pirassununga, está em tratamento de um câncer de intestino. Ela lembra que receber o diagnóstico foi um dos momentos mais difíceis e que contou nos dedos cada sessão de quimioterapia. “Quando vi que estava chegando a última, quase nem dormi, de ansiedade. E pensava ‘eu também vou plantar uma árvore’, disse emocionada.
   Quem também festejou foi a Ângela Cristina Balancieri Gomes (52), de Lins. Na sua sexta e última quimioterapia do tratamento contra um linfoma, comemorou o importante momento. “Eu tenho reações, é bem difícil, mas estou muito feliz. Consegui! E agora, vou dar vida a uma planta, assim como Deus está me dando a oportunidade de continuar vivendo”, afirmou.
   Rodeadas por seus familiares e por profissionais da saúde e diretores do HAC, as pacientes tiveram um dia feliz para guardar na memória. Todas disseram que vão acompanhar o crescimento das árvores, que simbolizam a vitória.
   O idealizador do projeto, o médico nuclear Alexandre Brandão, destaca que as plantas representam a vida, o renascimento. “É uma alegria ver cada árvore sendo plantada”. Ele também agradeceu aos apoiadores do projeto. “Todas as mudas são doadas pela Flora Paraíso, uma floricultura de Jaú, e as caixas decorativas, confeccionadas voluntariamente pela Cartonagem Jauense. São empresas que nos ajudam a tornar esse final de ciclo ainda mais especial.”

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • A jovem Valéria Cristina Pinheiro (35), de Bariri, que está em tratamento de câncer de mama, recebeu a planta de um dos apoiadores do projeto, o senhor Donisete Bredariol, diretor da Cartonagem Jauense

    A jovem Valéria Cristina Pinheiro (35), de Bariri, que está em tratamento d...

  • A Silvia Helena Pires Bergue (59), de Pirassununga, que está em tratamento de um câncer de intestino

    A Silvia Helena Pires Bergue (59), de Pirassununga, que está em tratamento d...

  • A Ângela Cristina Balancieri Gomes (52), de Lins, que está em tratamento de linfoma

    A Ângela Cristina Balancieri Gomes (52), de Lins, que está em tratamento de...

Autor: Ariane Urbanetto