6/5/2021 - Filho de paciente do HAC escreve livro baseado na história do pai

   Desde 2012, o representante comercial Élbio José Moreno (53) é paciente do Hospital Amaral Carvalho (HAC). Morador de Conchas/SP, já passou por vários procedimentos para tratamento de câncer na instituição e segue em acompanhamento. Sua história rendeu um livro, escrito pelo seu filho, Luan Moreno (23), que doou parte da arrecadação com a venda ao hospital.
   “O Paciente do Leito 5” é o título da obra de ficção, inspirada na trajetória de Élbio, que narra a história de um idoso, morador de sítio, que descobre um tumor grave e precisa ser internado com urgência. Entre altos e baixos, o protagonista Seu Chico, “percebe que a doença é o menor dos seus problemas e começa a fazer algo que poucas pessoas fazem até se depararem com a morte: filosofar”, conforme o resumo do livro.
   Luan relata que sua intenção nunca foi tornar pública a história do pai em detalhes, mas propor uma reflexão sobre a luta contra o câncer. “Através dessa ficção, quero que as pessoas conheçam um pouco da realidade de quem enfrenta a doença, proponham-se a ajudar e valorizem sua saúde”, afirma.
   Do valor arrecadado com a comercialização dos exemplares do livro, Luan doou R$ 2 mil ao HAC, nesta semana. A verba será destinada às ações assistenciais em prol de pacientes carentes. Com o sentimento de dever cumprido, o jovem conta que é gratificante poder também contribuir de alguma forma com a instituição onde seu pai se trata.

Orgulho
   Para Élbio, é uma honra ter um filho que se dedicou a escrever um livro. “Hoje em dia, a leitura não é um hábito para a maioria das pessoas no Brasil, por isso, me orgulho dele”, disse.
   Quando questionado sobre sua parte favorita, não hesitou em responder. “Do começo ao fim. É um livro que mexe com a gente”, revelou.

O livro está disponível para compra nas plataformas digitais da Amazon, Mercado Livro e Clube de Autores, entre outras.

Autor: Ariane Urbanetto