03/11/2014 - Hemonúcleo Regional de Jaú recebe doação de micro-ônibus para coletas externas de sangue

   Para abastecer o estoque de sangue e atender a demanda de 11 hospitais de Jaú e região, o Hemonúcleo Regional de Jaú, além da coleta de sangue em seu posto fixo, no Hospital Amaral Carvalho (HAC), realiza campanhas externas de coleta em escolas, clubes de serviço, empresas ou entidades. A partir deste mês, a unidade passa a utilizar um micro-ônibus para realizar essa atividade.
   O veículo foi obtido graças aos esforços do Grupo Mais Vida, de Rio Claro, parceiro do Hospital Amaral Carvalho em diversas campanhas de doação de sangue, desde 2008, e do vereador jauense Wagner Brasil, que sempre apoia as ações da instituição.
   Em 2013, o grupo se reuniu com o deputado estadual Aldo Demarchi e o vereador Juninho da Padaria, de Rio Claro, para formalizar o pedido de um micro-ônibus adaptado para o transporte de colaboradores do Hemonúcleo e a realização de coletas externas de sangue. No mesmo ano, Wagner Brasil fez um apelo ao deputado para indicação de emenda parlamentar para essa finalidade.  
   Após vários processos, o pedido foi aprovado e a aquisição do veículo no valor de R$ 298 mil foi efetivada. O micro-ônibus foi entregue ao HAC neste mês e conta com lugares para 16 passageiros, espaço para acomodação dos equipamentos, macas e bolsas de sangue, e refrigeração com ar condicionado para manter o material na temperatura adequada.
   O coordenador médico do Hemonúcleo, Marcos Augusto Mauad, afirma que o micro-ônibus será de grande utilidade para as coletas feitas em cidades da região. “Hoje essas coletas correspondem a 55% da coleta total, além disso, poderemos viajar com mais segurança, conforto e praticidade”, explica.

SAIBA MAIS
   O Hemonúcleo Regional de Jaú está integrado ao Programa Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde e ao Programa de Transplante de Medula Óssea, atendendo aproximadamente 350 mil habitantes distribuídos em nove municípios e 11 hospitais, entre eles o Hospital Amaral Carvalho, referência em tratamento oncológico e na realização de transplantes de medula óssea.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Fotos: Bruno Furlanetti