6 de novembro de 2014
A administração do Boulevard Shopping Nações de Bauru e alunos dos cursos de Design e Tecnologia em Design de Moda das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), promoveram entre os dias 11 e 19 de outubro atividade alusiva à campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama. Os estudantes realizaram oficinas de lenços em espaço do shopping onde as clientes puderam personalizar os itens para serem doados às pacientes em tratamento de câncer no Hospital Amaral Carvalho (HAC), em Jaú.De acordo com a coordenadora e professora dos dois cursos da FIB, Susy Nazré Amantini, no planejamento das ações de Design e Moda ficou estabelecida a aplicação de costumização e técnicas de estamparia em projetos integradores. “A faculdade entende que a responsabilidade social deve fazer parte da proposta ética da instituição, e com isso, os alunos têm liberdade de direcionar os projetos ao que vem de encontro com as necessidades sociais”, explica.DoaçãoNas oficinas realizadas pelos alunos, foram produzidos 100 lenços que ganharam cor e personalização especial. “Foi utilizada a técnica Shibori, arte manual japonesa de tingimento de tecidos com padrões formados através de dobras e costuras”, conta Suzy.No último dia 30, representantes dos cursos da FIB e do Boulevard Shopping estiveram na Casa de Apoio do Hospital Amaral Carvalho para efetuar a doação dos lenços. Na tarde descontraída, os visitantes deram dicas de amarração dos lenços às pacientes, tiraram fotos e desfrutaram de um café da tarde com direito a muitos risos e bate-papo.O diretor de Apoio Social do HAC, Eduardo Tadeu Guedes Piragino, participou da entrega dos lenços e comentou sobre a ação. “Percebemos que a cada ano, mais e mais pessoas se engajam nas campanhas de prevenção e na atenção aos pacientes de câncer. As mulheres são muito mais ligadas em prevenção do que os homens. O Outubro Rosa é prova disso, visto que no país todo, em hospitais, órgãos públicos, empresas e na mídia, a campanha teve sucesso estrondoso. Agora temos a ação voluntária e criativa dos alunos de design, o que vem somar e muito com a campanha. As pacientes adoraram e se sentiram ainda mais acolhidas.”
Ariane Urbanetto
[caption id="attachment_9496" align="alignnone" width="640"]
Representantes da FIB e do Boulevard Shopping na Casa de Apoio Geral[/caption]