Criado em 2000, o centro de pesquisas clínicas do Hospital Amaral Carvalho surgiu com o objetivo de facilitar para os pacientes o acesso a novos medicamentos e oferecer tratamentos inovadores.
O centro já participou de mais de 100 estudos clínicos nacionais e internacionais de fase 2, 3 e 4, e realiza mais de mil atendimentos médicos ao ano.
A unidade foi reconhecida pelo Laboratório Janssen, com sede na Bélgica, como Top Recruiter por recrutar mais pacientes em testes genéticos para tumores de bexiga. O centro também foi premiado pela inclusão do primeiro paciente em estudo sobre Hepatocarcinoma da América Latina. Além do Centro de Pesquisas do Hospital Amaral Carvalho, outros 12 centros participam do trabalho no Brasil.
O serviço possui equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento dos sujeitos de pesquisa e a inclusão e exclusão dos participantes é feita mediante avaliação e encaminhamento médico. A unidade também já recebeu mérito pela qualidade na inclusão de dados em ficha clínica eletrônica.