Doe

16 de maio de 2022
A Campanha Maio Cinza busca chamar a atenção para o câncer cerebral. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima, para cada ano do triênio 2020-2022, 5.870 novos casos de câncer do Sistema Nervoso Central (SNC) em homens e 5.220 em mulheres. O cérebro e a medula formam o Sistema Nervoso Central (SNC).
Fatores de riscoOs principais fatores de risco para câncer do SNC incluem componentes hereditários e ambientais. É uma doença multifatorial, ou seja, causada pela somatória de várias alterações genéticas. Exposição à radiação ionizante, doenças familiares, como um dos tipos de neurofibromatose, e a existência de tumores em outros órgãos aumentam o risco da doença.
SintomasOs sintomas estão diretamente ligados à região cerebral afetada pelo tumor. Pode haver dores de cabeça, crises convulsivas, perda das funções neurológicas, como fraqueza, esquecimentos e mudança de comportamento - apatia ou agressividade incomuns.
Diagnóstico O diagnóstico inclui entrevista com a família, exame físico em consultório e, principalmente, exames de imagem – Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM), como diagnóstico confirmatório. Quanto mais ágil e certeiro esse levantamento inicial, mais precocemente será iniciado o tratamento adequado.
TratamentoO tratamento inclui a retirada do tumor, sempre que possível, complementada com radioterapia e/ou quimioterapia, caso seja necessário. A neurooncologia caminha para tratamentos cada vez mais personalizados, considerando tipo de tumor e condições do paciente. Importante ressaltar que o trabalho de equipe multidisciplinar é essencial para o sucesso do tratamento.
PrevençãoEm caso de histórico familiar de doença oncológica do SNC, é preciso manter uma rotina de consultas e exames, principalmente em caso de aparecimento de sintomas. Em tumores já tratados, também é necessário manter o seguimento, ou seja, manter os constantes retornos com a equipe médica, a fim de detectar precocemente eventuais recidivas (voltas) da doença. A prevenção engloba ainda evitar tabagismo e manter exames ginecológicos (para mulheres) e urológicos (para homens) em dia. A detecção precoce aumenta as chances de tratamento eficaz da doença.
ServiçoOs pacientes com câncer no Sistema Nervoso Central (SNC) são atendidos no Departamento de Neurocirurgia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Amaral Carvalho (HAC), que desempenha um importante papel no cenário nacional na luta contra a doença, oferecendo aos pacientes um atendimento humanizado e altamente especializado. A Instituição é referência no tratamento oncológico e atende, em média, 70 mil pacientes de todo o País, com mais de um milhão de procedimentos realizados e 17 mil cirurgias por ano.

Anexos
tag manager 5