Capacitação visa a precisão nos diagnósticos realizados pelas equipes do Hospital Amaral Carvalho
19 de setembro de 2023
As equipes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Amaral Carvalho, participaram no dia (12/set) da capacitação ministrada pela UNESP de Botucatu com o médico do Hospital das Clínicas de Botucatu e Coordenador da Organização de Procura de Órgãos, Laércio Martins Stefano.
O treinamento visou capacitar a equipe de médicos intensivistas do HAC a realizarem os diagnósticos de morte encefálica, que exige notificação compulsória e previne problemas legais à Instituição. Além disso, também permite o trabalho da CIHDOTT na busca ativa de potenciais doadores de órgãos.
Atualmente, nos casos de morte encefálica, é o familiar de primeiro grau quem autoriza a doação de órgãos para transplante como de coração, pulmão, fígado, pâncreas, rins, intestino delgado e tecidos. “Hospitais com médicos treinados para realizarem o diagnóstico de morte encefálica, que é compulsório, abrem uma perspectiva para aumentar o número de potenciais doadores de órgãos e beneficiar os pacientes que estão em filas de transplantes”, relata o médico coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, Eduardo Marcuchi Pracucho.
