Doe

Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária do HAC impulsiona progresso na mastologia

13 de dezembro de 2023

O Hospital Amaral Carvalho, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), concluiu a 5ª turma do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária. A cerimônia de encerramento e entrega dos certificados foi realizada no último dia 8 de dezembro, no Gaben Hotel em Jaú e contando com a presença dos membros da Comissão de Oncoplastia da SBM e coordenadores e professores do curso, os médicos Maurício Resende, João Ricardo Auler Paloschi e Ailton Joioso. Além disso, o convidado especial para essa edição foi o médico e professor Fábio Bagnoli, representando a SBM.

"A Sociedade Brasileira de Mastologia busca promover esse programa em instituições com estrutura para estabelecer verdadeiros centros de treinamento em oncoplastia, e o Hospital Amaral Carvalho proporcionou as condições ideais para que essa parceria se efetivasse, representando um grande avanço na carreira de mastologistas em todo o Brasil, beneficiando os pacientes do nosso centro médico", explicou o mastologista Ailton Joioso, professor e coordenador do curso.

A oncoplastia, incorporada na rotina do tratamento do câncer de mama, tem como objetivo minimizar as deformidades e as agressões físicas e psicológicas que podem ocorrer durante o tratamento, trata-se de uma abordagem inovadora. “Essa nova perspectiva da oncoplastia é um caminho sem volta, entendemos como obrigação da área essa evolução, essencial para promover melhores resultados e proporcionar mais qualidade de vida para os pacientes”, enfatizou o médico Maurício Resende, professor e coordenador do curso.

O curso tem como principal objetivo aumentar significativamente o número de médicos mastologistas capacitados em realizar os procedimentos em oncoplastia e reconstrução mamária, para que mais cidades do Brasil possam contar com essa solução avançada e assim levar qualidade de vida para um número maior de mulheres acometidas pelo câncer de mama. “A mama é um órgão de identificação da mulher, da feminilidade. Muitas vezes, quando a paciente passa pelo câncer de mama e é acometida pela retirada parcial ou integral do seio, seu psicológico e autoestima podem ser afetados. Passar por reparos estéticos ainda durante a retirada do tumor é essencial para a recuperação psicológica e social da paciente”, conta o mastologista João Ricardo Auler Paloschi, coordenador e professor do curso.

A médica Débora Daltro Michelan, ginecologista e obstetra de Alfenas/MG, residente em mastologia, participou da quinta edição do curso com o propósito de promover a autoestima e o bem-estar às pacientes do SUS. "É necessário ir além do tratamento para o câncer de mama, é preciso recuperar a autoestima das mulheres após a cirurgia. E esse foi o motivo que me trouxe de Minas Gerais para Jaú durante 11 meses, de quarta a domingo. É uma honra poder participar de um programa com profissionais tão capacitados e com coração gigante. O que eu buscava encontrei nos médicos e no curso, valeu muito a pena", conta.

Paula Bichara, médica mastologista na cidade de Macaé/RJ, destaca que o programa proporciona crescimento profissional e pessoal. "A gente se sente em casa, dentro do programa temos total abertura para discutir nossos casos, isso é extremamente enriquecedor. Estou muito feliz em poder fazer parte do programa de oncoplastia do Hospital Amaral Carvalho", ressalta a médica e formanda.

O curso contou com a presença de 12 mastologistas de diversas regiões do Brasil. Durante o tempo em que dedicaram dentro do hospital, a vida de aproximadamente 100 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foi transformada e realizaram o total de mais de 300 procedimentos nas áreas referidas. Agora, esses médicos poderão replicar essas técnicas aprendidas no curso em seus hospitais em todo o Brasil, além de estimularem mais médicos a se capacitarem também nessas técnicas.

Anexos
tag manager 5