Doe

8 de outubro de 2022

Neste sábado (8/out), é comemorado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. A data ressalta a importância da promoção do bem-estar a todos os pacientes com diagnóstico de doença grave que ameace a vida, como o câncer.

Os cuidados paliativos representam as ações promovidas para atendimento integral do paciente, cuidando dos sintomas físicos, psicológicos, sociais e espirituais e proporcionando melhoria na qualidade de vida, tanto dos pacientes quanto de seus familiares. Para isso, é necessário o apoio de profissionais de diferentes áreas, como: medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, entre outros.

“Muita gente associa os cuidados paliativos ao fim da vida e, na verdade, nós temos como principal objetivo aliviar o sofrimento e oferecer suporte para que os pacientes vivam ativamente, com qualidade de vida, pelo tempo possível”, comenta a oncologista clínica responsável pelo serviço no Hospital Amaral Carvalho, Juliana dos Santos e Oliveira Victor.

Serviço

O serviço de Cuidados Paliativos do HAC conta com 15 leitos de internação e realiza, em média, 370 consultas ambulatoriais por mês.

“Contamos com equipe multidisciplinar que presta assistência aos pacientes e familiares, abordando todas as faces do sofrimento”, explica a médica.

A unidade é reconhecida desde 2011 pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (Esmo) por oferecer alto padrão de integração de oncologia médica e cuidados paliativos.

Estela Capra

Anexos
tag manager 5