HAC inaugura novo acelerador linear com tecnologia inovadora
18 de outubro de 2024
O Hospital Amaral Carvalho (HAC) inaugurou na última semana o acelerador linear Halcyon utilizado para radioterapia. Fabricado pela Varian Medical, o dispositivo possui tecnologia de última geração que traz mais precisão e celeridade no tratamento dos pacientes oncológicos.
Atualmente, o hospital atende em média 200 pacientes por dia com os três aceleradores em operação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h. Já com o novo equipamento, será possível aumentar o número de atendimentos. “Com mais esse acelerador, totalizando quatro máquinas no setor, conseguiremos atender mais pacientes, com excelência. E essa é a missão do Hospital Amaral Carvalho”, comentou o diretor superintendente do HAC, Antonio Navarro.
O físico médico e gestor da radioterapia Jesse Gevezier Prado Lyra explicou ainda que o acelerador trará um ganho ainda maior ao serviço. “O equipamento tem uma tecnologia diferente do que temos aqui nos outros aparelhos. Ele nos permite fazer um tratamento mais preciso e um paciente que trataria em algumas semanas poderá fazer em cinco dias, por exemplo. Então, teremos qualidade e um maior giro no setor, reduzindo o tempo de espera dos nossos pacientes.”
O equipamento de alto custo foi adquirido após o projeto de implementação ser aprovado junto ao Governo Federal. “É uma nova era para a radioterapia do Hospital Amaral Carvalho. Esse novo aparelho com essa tecnologia embarcada nos permitiráatender mais pacientes, com mais qualidade e conforto e melhores resultados”, disse a diretora de Desenvolvimento em Saúde, Cristina Moro.
O coordenador médico do setor, Batista de Oliveira Junior, parabenizou as administrações pelos investimentos para o desenvolvimento da radioterapia e enfatizou a importância dos profissionais que se dedicam diariamente. “Esse equipamento nos permite ofertar tratamento com mais tecnologia, mas não adianta se não tivermos recursos humanos preparados. E os grandes beneficiários serão nossos pacientes”.