HAC marca presença no maior congresso europeu de doenças infecciosas
30 de abril de 2024
O Hospital Amaral Carvalho marcou presença no Congresso Anual ESCMID GLOBAL da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas da Europa (ESCMID), realizado em Barcelona, Espanha, entre os dias 27 e 30 de abril. O ESCMID é o maior congresso europeu dedicado a doenças infecciosas, reunindo mais de 18 mil especialistas em Microbiologia Clínica (CM) e Doenças Infecciosas (ID). Esse ano, 200 brasileiros estiveram presentes no evento.
O destaque do Hospital Amaral Carvalho foi a participação da médica Clarisse Machado, coordenadora do Programa de Infecções em Transplante de Células Tronco-Hematopoiéticas do Serviço de Transplante de Medula Óssea, que foi convidada pelo comitê organizador do congresso para participar da atividade dos 10 principais artigos (Top 10 papers).
Esse segmento do evento é uma oportunidade única para debater as melhores publicações do último ano. A médica Clarisse ficou encarregada de selecionar as publicações relacionadas a infecções em Transplante de Medula Óssea, trabalhando ao lado do renomado professor Dr. Hans Hirsch, referência em cistites hemorrágicas. "A oportunidade de trabalhar com um grande nome como o Dr. Hans Hirsch foi um grande orgulho, especialmente considerando a relevância do seu trabalho em Transplantes de Medula Óssea e na nefropatia causada pelo vírus BK, um problema significativo no transplante renal", comentou Clarisse.
Entre os artigos selecionados para o "Top 10 papers", destacam-se estudos sobre profilaxia estendida com letermovir, resistência ao maribavir, eficácia das vacinas contra a COVID-19 em pacientes de transplante de medula óssea, metagenômica com sequenciamento de última geração para diagnóstico em TMO, e uma revisão de doenças endêmicas, geograficamente restritas e raras em TMO, como dengue, Chagas, leishmaniose e zika. Este último estudo é especialmente notável, pois conta com a co-autoria da própria médica Clarisse Machado.
Durante a atividade, Clarisse apresentou um resumo de cada estudo, seguido das conclusões dos autores, e ofereceu sua opinião sobre as implicações dos achados, bem como as direções futuras para melhorar o conhecimento no campo das infecções em Transplante de Medula Óssea. A participação no congresso reforça o compromisso do Hospital Amaral Carvalho com a pesquisa de alta qualidade e a busca constante por avanços no tratamento de doenças infecciosas em pacientes transplantados.