HAC marca presença no curso "Hora Dourada: Minutos que Salvam" para fortalecer atendimento oncológico pediátrico
20 de setembro de 2024
A equipe do Hospital Amaral Carvalho participou recentemente do curso online “Hora Dourada: Minutos que Salvam”, uma capacitação essencial para aprimorar o atendimento a crianças em tratamento oncológico. No contexto do tratamento contra o câncer, cada minuto conta, e o manejo rápido e adequado dos sintomas pode fazer a diferença na sobrevida dos pacientes pediátricos.
Lançada pelo St. Jude Children’s Research Hospital, nos Estados Unidos, em 2018, a iniciativa tem o propósito de padronizar protocolos de tratamento e diagnóstico entre instituições ao redor do mundo, criando uma rede colaborativa que visa reduzir a mortalidade de crianças com câncer nas próximas décadas. No Brasil, a meta do programa é atingir uma taxa de sobrevida de 60% para esses pacientes até 2030, em consonância com o objetivo da Iniciativa Global da OMS para o Câncer Infantil.
Para a oncopediatra responsável pela Pediatria do HAC, Larissa Bueno Polis Moreira, participar do programa representa um passo importante para o tratamento oncológico no HAC. “O projeto já é um sucesso em serviços de referência em oncologia pediátrica pelo mundo. Implementar essas práticas no nosso Hospital possibilita uma melhoria contínua no suporte ao paciente oncológico pediátrico e torna o processo de cuidado ainda mais seguro”, ressaltou a pediatra.