Doe

HAC teve participação em três trabalhos premiados durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea

30 de agosto de 2023

O Hospital Amaral Carvalho marcou presença em três trabalhos premiados durante o 27º Congresso da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO) – O futuro é agora.

O evento, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto, reuniram profissionais da área da saúde, tanto nacionais quanto internacionais, para discutir rotinas e procedimentos do Transplante de Medula Óssea. Participaram desses eventos os médicos Vergílio Rensi Colturato,  Mauros Ikoma Colturato, Mair Pedro de Souza, Clarisse Martins Machado, Ederson Roberto de Mattos, a enfermeira Ana Cláudia Ferrari dos Santos e o analista de dados do serviço de TMO, Anderson Simione.

O congresso abrangeu encontros multidisciplinares, mesas redondas e apresentações de trabalhos. Três trabalhos, nos quais o HAC teve participação como autor contribuinte receberam prêmios esse ano. Prêmio Carmem Bonfim, melhor trabalho na área de pediatria; Prêmio Nelson Hamerschlak e Marcelo Pasquini, melhor trabalho na área de gerenciamento de dados e Prêmio Alírio Pfiffer, melhor trabalho na área de falência medular.  Conforme ressalta o médico responsável pelo serviço de TMO do HAC, Vergílio Rensi Colturato, as premiações são um reconhecimento da Sociedade Brasileira ao trabalho realizado aqui. “As inúmeras informações fornecidas pelo nosso gerente de dados nos orientam sobre nossa atividade, nos fornecendo insights sobre complicações e nos auxiliando a ajustar nossas condutas.”

Durante as palestras a médica Maura Ikoma Colturato, hematologista do HAC e responsável pelo Laboratório de Citometria de Fluxo, realizou duas apresentações sobre Doença Residual Mensurável em Leucemias.  Além desses, outros trabalhos foram expostos no Congresso no formato de pôsteres, abordando Gerenciamento de Dados, Qualidade de Vida em TMO e a área de Infectologia. Anderson Simione, analista de dados do serviço de TMO do HAC, que esteve presente no SBTMO e participou ativamente das discussões sobre Gerenciamento de Dados, menciona: “Essa troca de experiências é crucial para o desenvolvimento do nosso serviço, pois nos permite compreender como outros Centros de Pesquisa estão operando e também nos oferece a oportunidade de compartilhar nossas práticas. Sempre voltamos cheios de ideias para novos projetos.”

Os principais tópicos discutidos durante o congresso foram o Registro Brasileiro de Transplante da SBTMO, Análise de Desfechos e Reportagem, além do Registro das Novas Terapias Celulares, Car-T Cell, todos com estudos apresentados pelo Centro de Pesquisas do HAC.

 

 

Anexos
tag manager 5