Hospital Amaral Carvalho conquista a certificação do Selo Diamante ESG Sustentabilidade 2024
9 de maio de 2024
O Hospital Amaral Carvalho conquistou a recertificação do Selo Diamante ESG Sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo, a Instituição implementou ações que cumprem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alcançando a certificação mais uma vez, assim como em 2023.
Essa certificação é concedida a organizações que atuam em conformidade com os objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para que os países membros alcancem o desenvolvimento sustentável até 2030. A auditoria e a conferência dos indicadores de sustentabilidade da Fundação Doutor Amaral Carvalho, mantenedora do hospital, foram conduzidas pelo Instituto Técnico de Gestão Ambiental (ITGA).
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abrangem uma série de temas fundamentais para a sustentabilidade global, como erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, entre outros. Amilcar Marcel de Souza, diretor executivo da ITGA, enfatizou a importância da recertificação para o Hospital Amaral Carvalho. "O Hospital cumpriu novamente ações dentro dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o que mostra um grau de amadurecimento muito grande e o compromisso da gestão do Hospital Amaral Carvalho com os indicadores que a ONU recomenda para o mundo inteiro desenvolver”, ressalta.
Em 2024, o Hospital Amaral Carvalho atingiu 133 ações realizadas dentro dos 17 ODS, um aumento significativo em relação ao ano passado, que teve 83 atividades certificadas. "Nessa recertificação, tivemos um aumento de diversas ações dentro dos três pilares: Ambiental, Social e de Governança. Foram 50 novas atividades, o que atesta o compromisso da nossa Instituição em relação à sustentabilidade”, comentou a gerente de Tecnologia Informação e Sustentabilidade do Hospital Amaral Carvalho, Milena Meira Gonçalves.
As ações contemplaram todos os Objetivos dentro dos três pilares, com 43 atividades realizadas no âmbito ambiental e social e 47 ações no âmbito de governança. No pilar ambiental, destaca-se uma atividade que contribuiu para evitar o corte de 70 árvores com a redução do consumo de papel em 2023. Além disso, houve a evolução do Projeto Semeando Vidas, parceria estabelecida com o Grupo Jauense e a empresa Terraverde Agro, que oferecem mudas e as caixas com papel reciclado para as mudas aos pacientes que finalizam o ciclo de quimioterapia e radioterapia.
Na área social, destacam-se as Casas de Apoio, que oferecem serviços de hotelaria e refeições para pacientes carentes, além de ações para o bem-estar dos pacientes, e também ações para o bem-estar dos funcionários. No âmbito de governança, a Instituição destaca a equiparação em relação à igualdade de gênero e a evolução do prontuário eletrônico.
Para o próximo ano, o Hospital Amaral Carvalho planeja intensificar os projetos e manter todos os objetivos de desenvolvimento sustentável, além de aumentar a quantidade de ações dentro de cada um deles. "Já temos diversos projetos para o próximo ano, como ações de mobilidade, implementação do hospital digital, com estrutura de Wi-Fi para todas as unidades de internação, e, em seguida, para a parte ambulatorial, garantindo maior segurança para o paciente”, finalizou Milena Meira Gonçalves.
Confira mais detalhes sobre as ações realizadas pela Fundação Doutor Amaral Carvalho: https://assets-global.website-files.com/637e009e3720a36ff8ec3288/663cc032fe0c27d319736245_Resultados-Maturidade-ESG-HAC-2024.pdf