Hospital Amaral Carvalho conquista o Prêmio Excelência da Saúde 2024 na categoria Filantropia
2 de outubro de 2024
O Hospital Amaral Carvalho foi um dos vencedores do Prêmio Excelência da Saúde desse ano. O anúncio dos vencedores foi durante a Healthcare Conference, realizada no dia 29 de setembro em Angra dos Reis (RJ), evento promovido pelo Grupo Mídia que destaca a excelência dos hospitais de todo o país em várias categorias. O HAC foi o vencedor na categoria “Filantropia”, com o projeto da rede de apoio do voluntariado, que, comprovadamente, contribui para a obtenção de altos índices de sucesso no tratamento dos nossos pacientes.
O diretor superintendente Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro representou o Hospital Amaral Carvalho na cerimônia de anúncio dos vencedores. “A filantropia, em sua essência, é a prática de doar esforços para promover o bem-estar e melhorar as condições sociais para os que mais precisam. E ela está dentre os objetivos principais do Hospital Amaral Carvalho, que é de oferecer muito além do tratamento aos nossos pacientes. É um olhar amplo, onde procuramos dar as melhores condições para que eles se sintam acolhidos durante o tratamento. E todo esse trabalho foi novamente reconhecido com a conquista desse prêmio”, disse.
Desde 1996, o Hospital Amaral Carvalho mantém equipes de voluntariado em vários municípios. Essas equipes, chamadas de Ligas, promovem para os pacientes o cuidado que está para além dos muros do hospital. Atualmente, existem Ligas em 105 municípios e cerca de 4.200 voluntários atuando nas áreas de prevenção, acolhimento e acompanhamento dos pacientes em suas cidades com um importante apoio biopsicossocial, oferecendo alimentação às famílias mais carentes, auxílio no fornecimento de roupas, fraldas, materiais de limpeza e higiene pessoal, apoio na obtenção de documentos, auxílio funerário e carinho e conforto às famílias, mostrando que não estão sozinhas nesta luta.
Os benefícios desse trabalho de apoio foram comprovados num estudo realizado pelo Registro Hospitalar de Câncer do Hospital Amaral Carvalho, que mostrou um dado importante: nas cidades onde as ligas prestam apoio, o índice de sobrevida em até cinco anos dos pacientes em tratamento do câncer é de quatro por cento maior do que em cidades onde não há ligas.