Doe

11 de novembro de 2021

O Hospital Amaral Carvalho firmou parceria com a empresa Húmus Compostagem, de Jaú, para descarte de resíduos orgânicos gerados diariamente na unidade.

Ao invés de ir para o lixo convencional, itens como sobras de comida, cascas de frutas, legumes e verduras são encaminhados para a empresa, que separa e distribui esses resíduos em leiras para transformá-los em adubo. Atualmente, o hospital envia quatro toneladas de resíduos por mês para o processo.

“Quando descartado de maneira incorreta, o lixo orgânico vai para aterros e produz gás metano, composto altamente poluente, responsável pelas mudanças climáticas, aquecimento global e contaminação do solo e água”, explica André Cazeiro, proprietário da Húmus Compostagem.

O processo de compostagem dura cerca de três meses e resulta em um adubo orgânico nutritivo, que pode ser usado para produção de novas plantas e na prática agrícola.

SAIBA MAIS

Desde 2004, o Hospital Amaral Carvalho realiza logística reversa, coleta seletiva de materiais para venda como sucata e participa de programas internacionais de preservação do meio ambiente, como a Organização Não Governamental (ONG) “Saúde Sem Dano”, que possui mais de 4 mil hospitais associados no mundo, e o programa nacional “Hospitais Saudáveis”, que visa minimizar os impactos ambientais gerados pelo sistema de saúde.O setor Meio Ambiente e Sustentabilidade foi criado em 2013 para atuar na diminuição dos impactos ambientais gerais, educação ambiental e orientação aos colaboradores, usuários dos serviços da instituição e fornecedores, e no desenvolvimento de ações de preservação da natureza. Assim, tiveram início campanhas importantes, como a de arrecadação de óleo de cozinha usado, que visa o descarte correto do material, de lacres de latinhas e o bazar do isopor, realizado mensalmente na sede do hospital.

Estela Capra

Anexos
tag manager 5