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Hospital Amaral Carvalho promoveu a Primeira Semana da Experiência do Paciente e Humanização

26 de abril de 2024

O Hospital Amaral Carvalho realizou entre os dias 22 e 26 de abril a 13a. Semana da Humanização e a 1a. Semana da Experiência do Paciente e Humanização.

Desde 2007, a Fundação Doutor Amaral Carvalho realiza anualmente a Semana da Humanização, um evento que busca conscientizar a comunidade atendida pelo Hospital Amaral Carvalho (HAC) sobre a importância do atendimento humanizado na área da saúde, conforme estabelecido pela Política Nacional de Humanização.

Em 2022, a Instituição iniciou a implantação do Escritório da Experiência do Paciente e com isso também iniciou as atividades de conscientização sobre a importância da experiência do paciente na área da saúde, que é celebrada mundialmente na última semana do mês de abril. Esse ano, ao invés de realizar a 13ª Semana da Humanização separadamente, o Hospital decidiu unificar os dois eventos para reforçar o compromisso com o atendimento humanizado e centrado no paciente.

A programação especial contou com a colaboração da Comissão de Humanização, equipe da Hospitalidade e do Escritório da Experiência do Paciente. No evento de abertura, a Instituição Atamor Araçatuba enviou seus personagens da Disney para visitar os ambulatórios, enfermarias e áreas administrativas, proporcionando momentos de descontração e leveza na jornada. Na mesma data, o Capelão e Bacharel em Teologia Davi Munhoz, de Bauru, ministrou uma palestra aos funcionários do HAC, destacando a relevância da espiritualidade na saúde. Ele explicou que espiritualidade vai além da religiosidade. “A espiritualidade é mais do que a religiosidade. Tanto os pacientes, quanto os profissionais da saúde, ambos precisam cultivar sua espiritualidade”, ressalta o Capelão durante a palestra.

No segundo dia, com o auxílio do Grupo de Voluntários do HAC, a equipe ofereceu pipoca e refrigerante a todos que passavam pela Portaria E do hospital. Cada saquinho de pipoca continha uma mensagem motivacional, como “Sua força é maior do que seus desafios, acredite” e “A positividade é sua maior aliada na jornada da recuperação”. A ação visava tornar a experiência na sala de espera mais agradável.

No terceiro dia, uma palestra com a gerente de Hospitalidade do HAC, Vanessa de Moraes, e a supervisora da Experiência do Paciente e Serviço Social do HAC, Samira Anselmo Nadaleto, abordou a importância do cuidado centrado no paciente.  Samira enfatizou a importância dos pacientes participarem ativamente na gestão da própria saúde. “Quando as pessoas têm um papel mais colaborativo na gestão da sua saúde e do seu cuidado, é menos provável que precisem utilizar dos serviços hospitalares de emergência” ressalta.

No quarto dia, alunos do curso de Medicina da Uninove, polo de Bauru/SP, apresentaram aos gestores do HAC os resultados de uma escuta ativa realizada com pacientes, contendo o tema “O que importa para você?”. A pesquisa revelou uma perspectiva positiva dos pacientes em relação ao hospital, destacando a confiança e o acolhimento que sentem durante o tratamento.

“A pesquisa mostrou perspectivas positivas dos pesquisados em relação ao Hospital. Os pacientes reconhecem que estão sendo tratados em uma Instituição de excelência e demonstram o carinho que sentem por todos, por se sentirem acolhidos e seguros durante o tratamento”, comentou a aluna, Barbara Lara, durante a apresentação. Jessé Gevezier Prado Lyra, gestor e físico médico do setor de radioterapia, reforçou a importância desse tipo de pesquisa para aprimorar os serviços do Hospital. “Muitas vezes tentamos colher essas informações dos pacientes, mas eles não se sentem à vontade para comentar. Essa pesquisa foi muito válida, visto que estamos sempre em busca de melhorias”, disse.

Ainda no quarto dia, os alunos colocaram em prática ações de humanização no HAC. Juntamente com a Comissão de Humanização e o Escritório de Experiência do Paciente, promoveram uma tarde da beleza para as mães de crianças internadas na Pediatria, oferecendo um momento de relaxamento. “Fazia tempo que eu não me sentia assim. Essas ações são muito especiais para nós”, comentou a mãe da paciente.

Para concluir a semana, uma palestra com a psicóloga do Núcleo da Pessoa Trans do Hospital Sírio-Libanês, Viviane D'Andretta e Silva, tratou do tema "População LGBT+ e tratamento oncológico". A palestrante ressaltou a necessidade de compreender a sexualidade para aprimorar a qualidade do atendimento oncológico. “Assim como estudamos a evolução das doenças e outros tópicos apresentados pela ciência, precisamos ir à busca de conhecimento sobre a sexualidade, visando melhorar nossas tratativas”, comentou Viviane. Paralelamente, no Instituto Amaral Carvalho de Bauru/SP, o Rotary Club de Bauru Vitória Régia e o Instituto Quimioterapia e Beleza distribuíram lenços às pacientes.

O Hospital Amaral Carvalho agradece a todos os apoiadores e parceiros que tornaram o evento possível. Apoiadores: Alunos de medicina da Uninove de Bauru/SP, Capelão Davi Munhoz, Cleusa Cabelo e Estética, Daniela Molan, Fabiola Fantasy Festas Jaú, Fotografa Luciana Ailon Castelo, Grupo de Voluntários “Posso Ajudar”, Juli Gregio, Instituição Atamor Araçatuba, Instituto Quimioterapia e Beleza, Mirella Rossi, Natalia Sarti, Rotary Club de Bauru Vitória Régia e Viviane D’Andretta e Silva.

Personagens da Disney do Grupo de Voluntários Atamor Araçatuba
Palestra com o Capelão Davi Munhoz

 Palestra com a gerente de Hospitalidade do HAC, Vanessa de Moraes, e a supervisora da Experiência do Paciente e Serviço Social do HAC, Samira Anselmo Nadaleto

Alunos do curso de Medicina da Uninove, polo de Bauru/SP, durante a apresentação dos resultados de uma escuta ativa realizada com pacientes

Tarde da beleza na Pediatria do HAC

Palestra com a psicóloga do Núcleo da Pessoa Trans do Hospital Sírio-Libanês, Viviane D'Andretta e Silva
Rotary Club de Bauru Vitória Régia e o Instituto Quimioterapia e Beleza distribuíram lenços às pacientes, no Instituto Amaral Carvalho de Bauru/SP

Anexos
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