Doe

13 de setembro de 2022

Com o objetivo de auxiliar ainda mais os pacientes e acompanhantes que se utilizam das instalações do Hospital Amaral Carvalho (HAC), uma nova forma de atendimento transita pelos corredores e portarias do hospital: os voluntários do projeto “Posso Ajudar?”, que oferecem informação e orientação para quem precisa caminhar entre os setores. Identificados com um jaleco azul estampado com a frase “Posso Ajudar?” na frente e nas costas, os pacientes podem contar com os voluntários para encontrar setores, banheiros e recepções, facilitando o trânsito pelo hospital.

De acordo com a Samira Anselmo Nadaleto, supervisora da Experiência do Paciente e Serviço Social, “foi identificado que, apesar de já existir sinalização por meio de placas e faixas coloridas nos rodapés das paredes, muitos pacientes precisam de apoio para se deslocarem no interior do hospital, devido às mudanças estruturais que o HAC passa, por conta de sua constante expansão e melhorias. Percebemos, então, que o fator humano seria um grande acréscimo à comunicação visual que o hospital já possui”. O Escritório de Experiência do Paciente, junto à Diretoria de Apoio Social, desenvolveu o projeto e convidou os voluntários já cadastrados na diretoria.

Voluntária há quatro anos, a Mariane Aparecida Rodrigues Baptista passou a fazer parte dessa nova atividade voluntária. “Escolhi ser voluntária do hospital, pois eu sou paciente e tenho gratidão pelo profissionalismo e acolhimento que ele oferece. Procuro como voluntária oferecer esse mesmo acolhimento para os pacientes”, contou.

O marido dela, Paulo Fernando Baptista, inspirado pela atitude da esposa, também começou a trabalhar no projeto “Posso Ajudar?” assim que foi implantado, há um mês. “Incentivado pela minha esposa e, como forma de agradecer o que o hospital faz por ela e por mais pessoas que conheço, decidi ajudar nesse projeto tão importante no dia a dia dos pacientes”.

Francisco Messa Neto, paciente do HAC, precisou de orientação para chegar ao caixa eletrônico da agência bancária e foi orientado pelo Paulo. “É muito bom ter essa ajuda, pois o hospital é muito grande e se não seguirmos as orientações, podemos nos perder”, contou.

Interessados em compor o grupo de voluntários podem entrar em contato com a Entidade Anna Marcelina de Carvalho: Telefone: (14) 3621-3064Expediente de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Thais Moraes

Anexos
tag manager 5