Doe

Outubro Rosa: iniciativa acende alerta para câncer de mama e auxilia no diagnóstico precoce

4 de outubro de 2024

Estamos em outubro, mês da campanha Outubro Rosa, voltada para prevenção do câncer de mama. A ação, promovida no Brasil desde 2002, orienta a população sobre os principais sintomas desse tipo de tumor e a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025, são estimados 73,6 mil novos casos da doença, considerada a mais incidente nas mulheres brasileiras de todas as regiões, excluindo os tumores de pele não melanoma.

No Hospital Amaral Carvalho, a doença é cada vez mais frequente entre as mais incidentes. No entanto, o número de mulheres atendidas em 2022 registrou queda. Segundo o Registro Hospitalar de Câncer (RHC), foram 509 novos casos em 2022. Já no ano anterior, foram 586. Destas, a maior incidência está em mulheres na faixa de 60 a 64 anos. Além disso, cerca de 62% dos casos apresentavam estadiamento inicial.

“Campanhas como essa são importantes para alertar a população sobre as formas de prevenção, diagnóstico precoce e principais sinais e sintomas. São informações essenciais para reduzir o número de casos que chegam até nós em estágios mais avançados e que exigem tratamentos mais invasivos”, disse o mastologista do HAC, João Ricardo Auler Paloschi.

Entre os principais sintomas que merecem atenção, estão: nódulos nas mamas, axilas ou pescoço, pele da mama irritada ou avermelhada, textura semelhando à casca de uma laranja, mudanças na aréola e bico do seio, inchaço total ou parcial e sangramentos ou secreções. Mas, não é necessário aguardar os sintomas para procurar um médico. “É necessário que a mulher faça acompanhamento com mastologista e, a partir dos 50 anos, comece a fazer a mamografia”, comenta o médico.

A mamografia é o exame de imagem considerado padrão ouro na avaliação de doenças mamárias, mas é necessário estar associada à avaliação médica e complementada com outros exames, como ultrassonografia. Além disso, mulheres com histórico da doença devem iniciar o rastreamento antes dessa idade, por indicação médica.

Prevenção

Manter hábitos saudáveis como ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e manter o peso corporal adequado também fazem parte da prevenção do câncer de mama. O aleitamento materno é ainda uma forma de evitar a doença, por isso, é importante que a mulher o faça pelo maior tempo possível.

Mas, ao notar qualquer alteração, é recomendado procurar a unidade de saúde para realizar consulta e receber possível encaminhamento para a realização de exames.

Anexos
tag manager 5