Doe

Outubro Rosa: o diagnóstico precoce salva vidas

17 de outubro de 2023

Há 33 anos, o mês de outubro tem como objetivo principal conscientizar e incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em 1990, nos Estados Unidos, foi promovida a primeira “Corrida pela Cura” pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, como símbolo foi utilizado o laço na cor rosa. Desde então, se mantém como uma representatividade dessa campanha.  Após 12 anos, em 2002, houve a primeira iniciativa do Outubro Rosa no Brasil, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa.

O câncer de mama

Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente, depois do câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam-se 74 mil novos casos por ano até 2025. Embora não seja comum, pode acometer homens, tendo como sintomas mais frequentes o nódulo palpável.

De acordo com os dados do Registro Hospital de Câncer (RHC) do Hospital Amaral Carvalho, durante o período de 2017 a 2021, foram contabilizados 2.796 casos de câncer de mama, sendo mais de 30% sendo diagnosticados em estádio nível II, de acordo com a classificação do tumor, sendo considerado de zero a dois estágios iniciais.

Fatores de risco  

Sem um fator único de risco, o câncer de mama pode estar relacionado com questões genéticas, hereditariedade, obesidade, sedentarismo, menarca  (menstruação) precoce, menopausa tardia, exposição às radiações ionizantes, além do fator mais frequente entre as mulheres, a idade, pois cerca de quatro a cada cinco casos ocorrem a partir dos 50 anos, segundos dados do INCA.

Sinais e sintomas  

O principal sinal é o nódulo papável na mama, mas alguns outros sintomas também podem indicar a presença do câncer de mama e ser detectados durante o autocuidado, como: retrações de pele e do mamilo, secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, vermelhidão da pele, pequenos nódulos nas axilas e/ou pescoço, mamilo invertido, inchaço parcial ou na mama inteira, dor na mama e/ou mamilo e irritação na pele da mama. A presença de um ou mais sinais e sintomas não significa que a mulher terá o câncer de mama, mas o diagnóstico precoce salva vidas, por isso a importância de praticar o autocuidado sempre!

Prevenção  

Para a prevenção do câncer de mama, alguns hábitos são recomendados como alimentação saudável e a pratica de atividade física. Além disso, o aleitamento também contribui para evitar a doença. O uso de anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal, qualquer tipo de hormônio sintético, deve ser evitado como uma forma de prevenção do câncer de mama.

“A campanha Outubro Rosa tem a missão de informar sobre a importância do diagnóstico precoce, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura. Por isso, devemos relembrar as mulheres para praticarem o autocuidado, incentivando mais mulheres a fazerem o mesmo, visto que partes delas não realiza nenhuma prevenção mamária”, ressalta o mastologista do Hospital Amaral Carvalho, João Ricardo Auler Paslochi.

Mamografia

A mamografia é o exame de rotina que mulheres acima de 49 a 74 anos devem realizar anualmente, sempre acompanhado de uma avaliação médica, segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Entretanto, mulheres que não se enquadram na faixa etária e não possuem sinais ou sintomas de câncer de mama podem incluir na sua rotina de check-up a mamografia de rastreamento.

Além disso, o autocuidado pode salvar vidas, pois contribuiu para o diagnóstico precoce. Caso identifique qualquer sinal, procure uma unidade de saúde para realizar a consulta e receber o encaminhamento.

Tratamento                                                                  

Os tratamentos são individualizados, podendo integrar as seguintes opções, cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou terapia alvo. No Hospital Amaral Carvalho, as pacientes contam com um atendimento especializado para a reconstrução mamária, após avaliação. O serviço é pioneiro no interior paulista para realização das técnicas de oncoplastia (cirurgia plástica reconstrutora da mama) a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e também um dos primeiros a sediar o curso de especialização na área, com chancela da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Também disponibiliza o Hospital da Mulher com toda a estrutura adequada ao tratamento de câncer de mama de excelência a mulheres da região, encaminhadas pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), do Estado de São Paulo.

No ano passado, o Hospital Amaral Carvalho, em parceria com as prefeituras da região, realizou 6.799 exames de mamografias e 2.539 exames de ultrassom, contribuindo para a detecção precoce de muitos casos, num projeto para salvar muitas vidas na região.

Serviço  

No ano de 2022, o Hospital Amaral Carvalho realizou 65.304 atendimentos voltados para o câncer de mama. Em apoio às mulheres, a Instituição possui o Pró-Mama, programa voltado para auxiliar o diagnóstico precoce do câncer de mama. O serviço atende mulheres com encaminhamento médico dos postos de saúde para realização de consulta e exames como mamografia e ultrassonografia. Orientações e informações pelo telefone (14) 3602-1307.

Pratique o autocuidado sempre!

Anexos
tag manager 5