Programa de Prevenção do Melanoma orienta manicures e podólogos sobre sinais e sintomas da doença
23 de outubro de 2024
O Programa de Prevenção do Melanoma do HAC promoveu neste mês mais uma edição do Melanoma em Foco. Dessa vez, a orientação foi para manicures e podólogas para que conheçam os principais sinais e sintomas do melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele, e iniciem a busca ativa de lesões e pintas suspeitas que podem também surgir em unhas.
“O melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele. Embora seja menos incidente, as chances de sucesso no tratamento são maiores quando detectado inicialmente. Por isso, é importante que todo profissional conheça as principais características e, ao suspeitas, oriente seu cliente a buscar um médico", explica a dermatologista responsável, Ana Gabriela Salvio.
O projeto já foi também realizado com cabeleireiros e tatuadores a fim de alcançar resultados ainda mais satisfatórios na luta contra a doença e incentivar a busca ativa de lesões e pintas suspeitas e encaminhamento ao hospital de referência para diagnóstico. “Temos o Programa justamente para triar e iniciar o tratamento o quanto antes”, afirma a médica.
A iniciativa visa que, após suspeita, os profissionais saibam orientar para encaminhamento ao hospital de referência para diagnóstico precoce.