Projeto Semeando Vidas completa três anos celebrando a vitória de mais de 800 pacientes
7 de março de 2024
“A árvore é vida. É esperança e recomeço.” Esse é o significado do projeto Semeando Vidas para o paciente Jesuíno Rosa, de 58 anos, de Salto/SP e para cerca de 900 pacientes que participaram da iniciativa, que está completando três anos nesse mês.
Promovido em parceria com o Grupo Jauense e agora com a empresa Terraverde, o projeto entrega mudas de plantas para pacientes que finalizam as sessões de radio ou quimioterapia. Eles têm a opção de plantar a árvore nos arredores do hospital, ou levar para suas casas e fazer o plantio. Ao longo desses anos, foram 50 mudas plantadas e 792 entregues, totalizando 892 mudas.
“Terminar uma etapa do tratamento é uma vitória e merece celebração. O plantio da árvore traz esse significado de esperança e recomeço. Fico feliz em ver quantos pacientes passaram pelo projeto”, comenta o médico nuclear e idealizador da iniciativa, Alexandre Brandão. A ação foi inspirada no Projeto Plantar, idealizado pelo ginecologista Calixto Hueb, de Macatuba, em 2001, que doa uma muda para a família a cada parto que realizava.
Representantes da empresa Terraverde vieram até o HAC na terça-feira (5/mar) para acompanhar o plantio de uma muda que celebrou o fim dos ciclos de radioterapia da dona Maria José Pedreira da Cruz de Souza, paciente de Matão/SP. Essa é a primeira remessa de plantas doada pela empresa para o projeto após o início da parceria. “É uma emoção muito grande estar com o paciente que se libertou dessa doença e poder comemorar dessa maneira tão simbólica”, diz o presidente da empresa, Eduardo Defilippi.
“Eu estou muito feliz, é mesmo um recomeço. E poder comemorar esse momento com minha família, é tudo”, celebrou Maria José, acompanhada do marido, filhos e neta. No caso do Sr. Jesuíno, foram ciclos de radioterapia e quimioterapia e uma cirurgia para tratamento de um câncer de laringe. “Eu só tenho a agradecer. Todo o hospital é nota mil!”