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12 de julho de 2022

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) realizou mais uma etapa de capacitação dos voluntários da Entidade Anna Marcelina de Carvalho. O evento ocorreu na última semana e contou com a participação de mais de 80 voluntários que já atuam nos grupos de apoio da Instituição.

Uma delas é a psicóloga Vanessa Barro Canal. Ela é personagem de uma importante história do Hospital Amaral Carvalho. Em 2004, Vanessa foi a primeira paciente a receber um transplante de células tronco hematopoeticas alogênico (TCTH), utilizando sangue de um cordão umbilical produzido no Brasil.

Hoje atua como voluntária no grupo do chá. Para ela, o treinamento ensina a olhar com empatia e acolhimento os pacientes e destaca a importância de estar bem informado. “Estamos lá para ajudar, para acolher, ouvir... nem que seja para tirar um sorriso. Mas, muitas vezes, o paciente está afetado emocionalmente e precisa de informações, precisa de ajuda. Saber fazer isso de maneira assertiva é importante”, comenta.

O treinamento também abordou temas como Acreditação ONA, Metas de Segurança do Paciente, importância da vacinação em tempos de pandemia, infecção hospitalar e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de empatia, escuta ativa, entre outros.

A Entidade Anna Marcelina de Carvalho atua hoje com mais de 200 voluntários em cerca de 15 grupos de atuação, como o de distribuição de chá com bolachas, auxílio aos pacientes durante as refeições, atendimento de pacientes para cortes de cabelo, unhas e barba ou como Clowns (palhaços). No entanto, a partir de agora, todos que se inscreverem para integrar os grupos de voluntários precisarão passar pelo treinamento. “Mais do que querer ajudar, é necessário saber como fazer. Ter essas informações é fundamental para que eles saibam como agir em diferentes situações. Isso agrega para os voluntários e ajuda muito o paciente, além de alinhar ainda mais os grupos voluntários à filosofia de trabalho da instituição”, diz o diretor de Apoio Social, Eduardo Piragino.

De acordo com a supervisora do setor de Experiência do Paciente e Serviço Social do HAC, Samira Anselmo Nadaleto, serão realizados outros encontros até que todos os voluntários cadastrados passem pelo treinamento. “Eles precisam ter essas informações que nós, funcionários, temos. Eles são parte da Instituição e podem contribuir com o nosso trabalho. Precisam de informações sobre o que se pode fazer e o que não é recomendado dentro de uma Instituição hospitalar, para garantir a segurança do próprio voluntário e dos pacientes”.

Voluntária Vanessa Canal durante treinamento

Anexos
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