1 de julho de 2014
Ocorreu entre os dias 15 e 21 de junho, em Cannes, França, o maior festival de criatividade em comunicação do mundo, o Cannes Lions. Dentre os mais de 37,4 mil trabalhos inscritos, de 97 países, esteve o projeto de humanização da ala pediátrica do Hospital Amaral Carvalho (HAC), Ursinho Elo. Criação da agência DM9Rio para o Hospital do Câncer de Jaú, o Ursinho Elo recebeu o leão de ouro na categoria Mobile. De acordo com o diretor Superintendente do HAC, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro, o prêmio simboliza o reconhecimento da excelente iniciativa que visa diminuir a solidão de crianças e adolescentes durante as internações decorrentes do tratamento de câncer. “A humanização no atendimento aos pacientes e seus acompanhantes é característica do Hospital Amaral Carvalho que tem quase 100 anos de atuação. O Ursinho Elo, fruto de parceria com conceituadas empresas, é uma extensão desse princípio que norteia o trabalho desenvolvido pela instituição”, disse. O UrsinhoA novidade que chegou no início deste ano à pediatria do HAC tem ajudado a amenizar a saudade dos pequenos pacientes de seus familiares e amigos. Com tecnologia inovadora, o companheiro das crianças internadas diminui a solidão, pois leva até elas mensagens de voz (via WhatsApp) dos seus entes queridos, a qualquer hora: basta apertar a mão do Ursinho Elo e ouvir as mensagens de carinho e otimismo.Em parceria com a FOM, fabricante de travesseiros, brinquedos e almofadas com material antialérgico, foi desenvolvida essa linha de ursinhos especiais, que através de um dispositivo, recebem e armazenam notas de áudio. Cada criança tem um número exclusivo que é passado aos familiares.De acordo com a oncologista pediátrica da instituição, Claudia Teresa de Oliveira, por não poderem ficar em contato com o meio exterior quando estão internadas, por conta da baixa imunidade, as crianças podem contar com esse novo amigo durante o tratamento. “É um mecanismo de apoio emocional importante para o bem-estar dos pacientes. Afastadas de sua rotina habitual, as crianças sentem falta dos amigos, da escola e esse carinho faz uma enorme diferença na recuperação”, afirma. ViralO vídeo com imagens das reações das primeiras crianças a receberem mensagens pelo Ursinho Elo foi postado no canal do Hospital Amaral Carvalho no Youtube, no início de abril e, em poucas horas, centenas de pessoas comentaram o material. Em menos de um mês foram mais de 800 mil visualizações. Na rede social Facebook, milhares de compartilhamentos popularizaram o vídeo entre os internautas. A novidade repercutiu também em mídias de todo o Brasil. Assista o vídeo: http://youtu.be/cEZ4Ob1RLo8.
Ariane Urbanetto