Doe

Voluntários participam do 10º Fórum da Alegria em Saúde

3 de julho de 2024

No último fim de semana, ocorreu a 10ª edição do Fórum da Alegria em Saúde, promovido por integrantes do grupo voluntário Remédicos do Riso. O evento, com tema Sonhos, marca o retorno da iniciativa tão aguardada pela comunidade após quatro anos, por conta da pandemia da Covid-19.

Foram mais de 350 participantes, entre as oficinas, realizadas na sexta-feira à noite no Colégio Saint Exupéry, e as palestras, que aconteceram no sábado na Unoeste.

“Começamos esse evento em 2011 e, desde então, é sempre um momento de reunir os voluntários e grupos, interagir, se emocionar, se alegrar. E em 2020,estávamos com esse sonho de realizar o décimo fórum, mas a pandemia nos fez guardar esse sonho em uma caixinha. Pudemos revivê-lo nesse ano e superou as nossas expectativas”, comenta Rogério Fabre, líder do grupo Remédicos do Riso e um dos organizadores do evento.

As oficinas trouxeram atividades como mágica e humor, improviso e comicidade,avivando os sonhos e superando limites, com as psicólogas e outros integrantes do grupo. Já as palestras abordaram o limite dos sonhos, a importância da imaginação e foram apresentadas algumas ações do HAC voltadas para realizar os sonhos dos pacientes.

A médica coordenadora da Unidade de Cuidados Paliativos do HAC, Juliana Victor, ressaltou a importância do tema para os pacientes. “Dentro dos cuidados paliativos a gente luta muito com a limitação de tempo e a preocupação dos pacientes de não ter tempo hábil para realizar seus sonhos. Então, foi gratificante falar sobre como podemos levar esperança a esses pacientes e conseguir que realizem,mesmo que de maneira adaptada, os seus sonhos e seus desejos”, completa.

No período da tarde, os participantes conheceram a história de motivação do empresário da dupla Patati Patatá, Rinaldi Faria. “Estou muito feliz em participar desse evento. Já admiro o trabalho do Hospital Amaral Carvalho há bastante tempo,é um hospital de ponta no tratamento oncológico e que acima de tudo, que cuida de vidas, com amor ao próximo. Sabe ser diferente para fazer a diferença.”

Cleber de Carvalho, veio de São José do Rio Preto para participar da ação. “Vim na terceira edição e adorei. É muito importante essa troca de experiências, essa sinergia, para ver o que dá certo, promover melhorias”, comenta. O voluntário do grupo Sementes da Alegria trouxe mais 22 pessoas para o fórum. “Nos dividimos nas oficinas para conseguir aproveitar ao máximo todo conteúdo e aprendizado”, ressalta.

Anexos
tag manager 5